A importância da delegação na formação de equipes de alta performance.

A importância da delegação na formação de equipes de alta performance.

POR QUE DELEGAR É IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE?

Quando você delega tarefas e responsabilidades está dando a oportunidade das pessoas de sua equipe se desenvolverem. É um grande passo para a formação de Equipes de alta performance!

O que significa delegar?

Delegar significa incentivar os colaboradores a se envolverem mais profundamente nas decisões e atividades que afetam seu trabalho. Significa proporcionar-lhes a oportunidade de mostrar que podem propor boas ideias e que têm a capacidade de pôr essas ideias em prática.

Quando delegamos tarefas e responsabilidades, além de estarmos dividindo a carga de nosso trabalho para podermos focar em outras atividades que necessitem de um pensamento ou ação mais estratégica, também estamos oportunizando aos nossos pares ou liderados a possibilidade de aprenderem novas atividades e se desenvolverem para futuras oportunidades de crescimento em nossa empresa.

O processo de delegação quando bem aplicado, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo é uma das, senão a melhor, ferramenta para a formação de Equipes de alta performance.

Por que, na visão de alguns, é difícil delegar?

Existem alguns tabus e/ou medos que influenciam neste tipo de pensamento:

  • Sentimento que vai perder o controle;
  • Seus pares/liderados não vão fazer corretamente;
  • Há o risco de fazerem melhor do que ele;
  • Poderão pensar que ele não tem trabalho suficiente;
  • Seu pessoal é inexperiente e desmotivado;
  • Não confia no seu pessoal;
  • Sua equipe não tem a visão do todo;
  • Não dá para segurar os erros dos outros;
  • E por fim, o medo de que não ser mais indispensável.

Ainda há pessoas que veem a delegação como uma forma de perder o poder, mas é justamente o contrário: delegamos para dividir o poder e responsabilidades! É assim que pensam Equipes de alta performance.

O que delegar? Vai depender para quem você vai delegar. Quanto menor o grau de experiência e o nível de maturidade do “delegado”, menor será o grau de responsabilidade da tarefa. Quanto maior o grau de experiência e o nível de maturidade dele, maior responsabilidade poderá atribuir a ele.

Como definir o prazo da entrega da tarefa? Quanto maior o nível de urgência ou importância do que precisa ser entregue, menor será o prazo para a execução. Cuidado para não exigir um prazo que seja impossível de se cumprir, pois nem sempre o resultado será o que gostaríamos. O correto é definir junto com a pessoa que receberá a tarefa o prazo para sua entrega. Com certeza o resultado será muito melhor!

Para quem delegar? A escolha da pessoa a quem irá delegar uma tarefa deve ser muito bem feita. O correto é que seja a pessoa que possui todas as aptidões (atitude, habilidade, experiência, competência e disposição em fazer) necessárias para cumprir a tarefa dentro do prazo com o melhor resultado esperado possível.

A comunicação na hora da delegação – se você aplicar as dicas para uma delegação mais eficaz que passamos aqui, com certeza sua comunicação fluirá positivamente e a pessoa se sentirá motivada para fazer o que lhe pediu. A comunicação deve ser a mais assertiva possível: com respeito e educação, num tom de voz calmo, sendo claro e transparente dos motivos pelos quais a tarefa precisa ser executada, qual o seu grau de importância e os resultados esperados.

Para ajudar na continuidade do desenvolvimento das Lideranças e Equipes nesses tempos de incertezas, temos cursos EAD e encontros on-line pela Vilon on-line Aprendizagem Digital. Entre em contato para mais detalhes.

Autor: Marcelo Levi – Consultor Vilon Desenvolvimento Criativo

  • Compartilhar: