Atividades vivenciais em ações de desenvolvimento!

Atividades vivenciais em ações de desenvolvimento!

Tempo de leitura: 3 min.

As ações de desenvolvimento de pessoas há muito tempo mesclam atividades vivenciais junto a conceitos e conhecimentos teóricos. Atualmente, a tendência dos treinamentos é utilizar mais das atividades vivenciais e lúdicas para tratar de temas importantes na gestão empresarial e capacitação profissional. Está comprovado que a vivência facilita a abertura dos participantes para o conhecimento, consolidando assim a aprendizagem, capaz de transformar comportamentos.

Nos Treinamentos Vivenciais as atividades são interativas e envolvem os participantes intensamente. Os recursos didáticos são: Jogos Cooperativos, Atividades Esportivas, Jogos de Negócio, Role Playing. São realizadas atividades que facilitam a integração dos participantes e o exercício de importantes competências. Outro recurso que pode ser utilizado em Vivenciais é a música ao vivo, que possibilita criar analogias entre as atividades e o ambiente profissional, promovendo aprendizados significativos.

As atividades realizadas abordam de maneira direta temas e competências importantes para o público-alvo e reproduzem princípios presentes no ambiente organizacional, como:

Meta – Prazo – Recurso – Autogestão – Cooperação – Resultado

Estes princípios são utilizados também no Treinamento Vivencial Saboreando Competências que é uma oportunidade para promover a integração da equipe e a vivência de competências e elementos que compõem o ambiente de trabalho, através de uma atividade descontraída e saborosa: cozinhar em equipe.

O ser humano é social por essência, possuindo diversos tipos de rituais como o casamento, batismo, formatura, festa de aniversário. Estes marcam as crenças e os costumes de cada povo e a refeição sempre está vinculada a estas celebrações. Ainda assim a própria alimentação em grupo pode ser considerada um ritual recheado de habilidades.

Na cozinha os participantes preparam uma refeição completa (entradas, acompanhamentos, prato principal, sobremesa) com um menu refinado. Durante o preparo acontecem diferentes situações que simulam o ambiente organizacional. O processamento das atividades é feito através da analogia entre o processo de preparo da refeição e as competências mais importantes para o público alvo.

DSC-8077
DSC-8195
DSC-8204
DSC-8206
15355654-1285251561549031-7215616319370956862-n
15327449-1282918558446456-1865852389933213535-n

A refeição é um momento de unir, celebrar, cooperar, servir e ser servido. Em especial no Saboreando Competências é também momento de celebrar a interdependência, a vivência de competências importantes na vida pessoal e profissional, assim como o aprendizado.

Quer vivenciar esta experiência?

No dia 28-08 estaremos realizando uma edição aberta do Treinamento Vivencial Saboreando Competências, que acontecerá das 9h às 17h na Faculdade Avantis em Balneário Camboriú.  Clique aqui e acesse mais informações!

 

  • Compartilhar: