Carnaval e as competências

Carnaval e as competências

O carnaval é um evento social muito festejado no mundo, de diversas formas, mas o do Brasil é amplamente reconhecido por suas peculiaridades, especialmente por duas formas de manifestação pública: os desfiles de blocos de ruas e o desfile de escolas de samba. Os desfiles de blocos se caracterizam pelo seu caráter mais brincalhão, algumas vezes fazendo críticas a questões políticas e sociais. Mas o que melhor diferencia o carnaval do Brasil são os desfiles de escolas de samba, especialmente no Rio de Janeiro. Evento que é assistido por milhares de pessoas ao vivo, e por milhões via transmissões televisivas reproduzidas em muitos países.

E por que os desfiles de escolas de samba causam tanta admiração, tanto impacto em milhões de pessoas? Por que grande número de estrangeiros vem todos os anos assistir aos desfiles de escolas de samba?

Por um conjunto de competências mostradas pelas escolas em seus desfiles.

É bem verdade que a grande maioria das pessoas não assistem esses desfiles observando variados aspectos de competências, ou seja, regra geral as pessoas não conhecem bem o significado de competências e não têm consciências das numerosas competências que possuem.

Voltando às escolas de samba: elas mostram diversas competências, tais como: organização (planejamento, obtenção e administração dos recursos financeiros e materiais, etc.) harmonia do conjunto, criatividade – especialmente nas fantasias e alegorias – na beleza da música, das fantasias, dos carros alegóricos, etc.

A propósito, é mais fácil treinar gestores para exercer suas tarefas técnicas e organizacionais do que para exercer funções e papéis de liderança. Isto porque funções técnicas e organizacionais se aprende bastante em cursos, enquanto que competências pessoais de liderança, criatividade, de comunicação, de empatia, por exemplo, se aprende mais na vivência prática.

Sugerimos aos leitores que pratiquem a observação de aspectos de competências e habilidades mostrados em diversas situações – tais como: atendimento que recebemos no comércio, nas atuações em filmes, novelas e outros programas de TV, nos jogos de futebol, vôlei e basquete. Para aqueles que trabalham em empresas, observem as formas de atuação e atitudes das chefias sob o prisma de competências.

E agora, em tempos de carnaval, observem as diversas manifestações de competências, especialmente nos desfiles das escolas de samba, atentando para aspectos acima mencionados.

Escrito por Enio Resende, Oficina de competências.
Texto modificado e redigido por Vilon Desenvolvimento Criativo.

  • Compartilhar: