Ofereça feedback sempre que necessário, seja ele para corrigir um comportamento inadequado ou
para elogiar um trabalho bem feito.
Sempre falar a verdade. Não minta, não omita e não invente.
Seja assertivo, não fale qualquer coisa sobre alguém para outros. Se existem diferenças que
precisam ser resolvidas, chame a pessoa e resolva com ela.
Oriente e direcione adequadamente seus liderados em tudo o que precisarem.
Assuma seus erros e ensine seus liderados a assumirem os deles.
Assuma suas responsabilidades.
Faça parte da equipe, trabalhe junto com eles, vibre junto.
Influencie seus liderados a fazer o que deve ser feito por força de sua influência pessoal. Não
suborne ou aceite suborno para receber ou prestar “favores”.
Não pratique e não promova nenhum tipo de assédio (moral ou sexual).
Não participe ou apoie qualquer tipo de manifestação contra a empresa, funcionários, fornecedores,
clientes ou grupos sociais minoritários. Sempre existe uma forma correta e legal das pessoas alcançarem seus direitos.
Não persiga ou permita qualquer tipo de perseguição entre colegas e funcionários.
Cumpra e faça cumprir normas, regras, procedimentos e outras diretrizes determinadas pela
organização.
Zele pela Missão, Visão e Valores da empresa.
Respeite seus superiores, liderados, pares de trabalho, fornecedores e clientes e exija que seus
liderados também o façam.
Mantenha um comportamento condizente com sua função e responsabilidade e oriente sua equipe
para o mesmo.
Zele pelo nome da empresa. A marca é um bem muito valioso e os funcionários são responsáveis
pela reputação da empresa.
Não dissemine qualquer tipo de preconceito na empresa.
Crie um ambiente harmônico e de boa convivência em sua equipe. Estimule um trabalho de
confiança, companheirismo, cooperação, honestidade, integridade, respeito e bom humor.
E, é claro, o mais importante de todos eles: LIDERE PELO EXEMPLO!
Se você não fizer, seus liderados não farão; se você fizer errado, seus liderados também
farão; se você for o exemplo de comportamento que procura, seus liderados serão seus seguidores,
onde quer que você vá! Lembre-se sempre: seu discurso e prática devem ser a mesma coisa, esse é o
primeiro passo para que construa comportamentos positivos na sua equipe.
Referências: Coração de Líder, Marco Fabossi; Liderança pelo exemplo, Sanjiv Chopra.
Organizado por: Marcelo Levi (Consultor Vilon Desenvolvimento Criativo).