Liderança pelo Exemplo

Liderança pelo Exemplo

Liderança pelo exemplo

Quando nos referimos a liderar pelo exemplo, significa que o líder deve inspirar confiança através da adoção de uma postura diferenciada, que construa um ambiente propício para o desenvolvimento da equipe de forma coerente entre a sua fala e as suas ações. Sendo um líder inspirador, sua equipe irá analisar os seus comportamentos e atitudes de forma a inspirá-los para continuar a fazer as coisas certas para a entrega de resultados positivos.

Por que liderar pelo exemplo?

Quando falamos da liderança legítima, nos referimos àquela assumida de fato, ou seja, onde o líder atua junto com a equipe para gerar a solução. Liderar pelo exemplo pressupõe a construção da confiança entre as partes.

Assim sendo, liderar pelo exemplo, demonstrar como fazer e fazer junto é imperial para a resolução de qualquer situação e em qualquer circunstância. Fortalecendo a equipe de forma que não se sinta perdida, mas sim direcionada, consciente de suas responsabilidades e deveres e da necessidade do seu cumprimento.

Cabe ao líder manter a linha da estratégia, direcionando todo o processo de execução e acompanhando tudo para garantir que todos estejam fazendo o que é necessário. Então, a relação do líder com a sua equipe não é apenas uma questão de saber mandar, mas sim de estar lá e saber o que significa todo o esforço dedicado de sua equipe.

Como liderar pelo exemplo?

Seja participativo: não se deve limitar a propor tarefas e objetivos aos seus liderados, precisa ir além, demonstrando entusiasmo pela concretização dos objetivos da sua equipe. Esse tipo de atitude demonstra estímulo e visão perante a equipe, sabendo que você é parte integrante dela e que está lá para que todos obtenham os resultados positivos.

Demonstre a sua visão:  precisa tomar iniciativa frente às atividades, de forma a demonstrar a sua visão, não devendo ficar apenas no discurso. Quando o líder demonstra sua visão, está despertando a necessidade de mudança na equipe que desejará ter atitudes semelhantes às suas.

Seja claro na comunicação: tenha uma comunicação transparente, seja claro e consistente, fale da forma com que o outro entenda, tenha uma abordagem positiva e olhe para o outro da mesma forma. Ao adotar a comunicação assertiva a sua equipe irá modelá-lo (agir como você mesmo age), tornando-se assim mais clara na comunicação e com maior entusiasmo na devolução dessa comunicação (feedback).

Horário é para cumprir: o cumprimento dos horários transmite a seriedade e compromisso do líder para com a equipe e, por conseguinte com a empresa.  Assim sendo, o líder deve ser o primeiro a cumprir os horários demonstrando a seriedade para com os compromissos assumidos. Deste modo, os liderados estarão mais receptivos ao mesmo cumprimento de forma a melhorarem os seus resultados de produtividade com alta performance.  Diga-se a mesma coisa quanto ao cumprimento dos procedimentos, se o líder não cumpre (por exemplo, usar os equipamentos de segurança), seus liderados não irão cumprir.

Seja honesto: somente demonstrando honestidade para consigo e com os outros é que se conquista a confiança e o comprometimento de todos. E é claro, eles serão honestos com você também.

Referências: Coração de Líder, Marco Fabossi; Liderança pelo exemplo, Sanjiv Chopra.

Organizado por: Marcelo Levi – Vilon Desenvolvimento Criativo.

  • Compartilhar: